Com 16 anos, comecei a tocar profissionalmente e acompanhar diferentes bandas e músicos, participando de diversos tipos de eventos e projetos. Em 2015 coloquei uma mochila nas costas e junto com meu violão, saí viajando pelo Brasil e mundo a fora. Algumas vezes com amigos, outras sozinho. A cada cidade que parava, compartilhava minha arte e passava meu chapéu. E assim ia financiando minhas viagens e conhecendo lugares e pessoas incríveis.
Foi quando comecei a me dedicar a cantar e tocar minhas próprias composições, trazendo um repertório que passeia por vários estilos musicais.
Em 2016, cruzei o atlântico para terras ibéricas, conhecendo novas culturas e levando a cultura brasileira para outros povos. Passado dois meses de mochileiro por Portugal e Espanha, voei para as Ilhas Canarias ao encontro de um amigo e ali me afinquei até os dias atuais, onde conheci grandes músicos e artistas, formando grupos e tocando na rua, em bares, associações e festivais.
Desde que me mudei para Tenerife, investi mais tempo e energia em minhas músicas. Composições modernas, com letras poéticas cantadas em português e elaborados arranjos instrumentais. Em julho de 2021, dei início a gravação de meu primeiro álbum com 10 músicas originais, no Studio 9 (Tenerife), junto com Agustín Buenafuente (Baixo) e Tiago Braúna (Bateria). Além da participação dos músicos canários Jonay Mesa (Guitarra), Luís Suarez (Percussão) e do músico brasileiro Rozi Miranda (Sax e flauta). O lançamento está previsto para o início de 2022.
Já me apresentei em vários locais em Tenerife. Muitos deles mais de uma vez e também com banda. Minhas últimas apresentações foram no Festival PLENILÚNIO (Santa Cruz 2021) e no 18º Festival TENSAMBA, no MUNA (Santa Cruz 2021). Também me apresentei no Un Chorrillo de Música (El Rosario 2019), na Fiesta de La Música (La laguna 2018), Los Lavaderos Live Music (Santa Cruz 2018), bares e associações como Equipo Para, La Terrera Hostal, Teatro Rayuela e outros.
Durante toda essa temporada morando em Tenerife, também fiz shows em locais e associações em Portugal, Espanha, Brasil e França.
Álbum Experiência [Jonas Aponte, Agustín Buenafuente e Tiago Braúna]
Fotos por Roberto Ruper, Yapci Gómez e Nadir Sigolo
OUTROS TRABALHOS